Qual a diferença entre marketing e vendas?

Você já deve ter lido ou ouvido o ditado popular: “Nem tudo o que parece, é.” Essa frase é uma analogia perfeita para explicar que Marketing e Vendas não são a mesma coisa, mesmo que haja muita semelhança entre elas.

Afinal, ambas as atividades servem ao mesmo propósito que é garantir bons resultados em receita, imagem e relacionamento, sendo vitais para a sobrevivência da empresa.

Vou te explicar melhor e conceituar algumas coisas para que fique tudo mais entendível!

 

O que é Marketing?

Então, de acordo com a American Marketing Association: “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e ações com o objetivo de dar destaque para algo, seja um produto ou serviço. Quando bem utilizado, consegue atribuir mais valor para uma marca, gerando assim confiabilidade, bom relacionamento e receita!

 

O que é Venda?

A definição de VENDER, segundo o dicionário Michaelis é: “Alienar (um objeto) mediante certo preço; trocar por dinheiro, negociar e exercer a profissão de Vendedor.”

Vender é um processo com etapas, muitas vezes a venda lida diretamente com o atendimento a pessoas, ou seja, um bom atendimento é fundamental e por vezes pode ser o fator decisivo para efetuar uma compra. Vender também é gerar relacionamento.

 

Então a diferença entre Marketing e Vendas  é:

O Marketing é o grande responsável pela captação, imagem e relacionamento! A sua missão é ajudar a empresa a atingir o seu objetivo (seja qual for).

Essa equipe faz um trabalho massivo de educação e insere desejos nas pessoas para amadurecer a ideia de compra através da comunicação nos mais diferentes canais.

Enquanto isso, vendas se sustenta no poder do conseguir, confiando aos vendedores o reforço para destacar os benefícios e vantagens do produto ou serviço.

Vender requer outras habilidades que não se encontram no marketing, mas que são essenciais para que um ciclo se complete com sucesso.

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